Os novos mecanismos da educação

educação digital imagem

A educação, ao longo dos anos, vem inovando em suas práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que a tecnologia também evoluiu desenvolvendo a internet, fez-se uma junção entre o ensino/aprendizagem e as ferramentas tecnológicas. Nesse contexto, podemos citar a plataforma nomeada como web 2.0. De acordo com o site Brasil Escola, o conceito para o termo foi criado por Tim O’Reilly, em 2003, o qual diz que a regra fundamental da web 2.0 é o aproveitamento da inteligência coletiva.

São diversos os meios digitais pelos quais os profissionais da educação podem utilizar para expandir o processo de ensino. Citaremos três ferramentas das mais usadas dentro do âmbito da educação digital, são elas: redes sociais, jogos digitais e blog.

Redes Sociais

redes-sociais-1000x500

As redes sociais são algumas das plataformas mais utilizadas contemporaneamente. Elas possuem a função de trocar informações em tempo real, o que as tornam meios práticos de comunicação. No que se refere a educação, as redes atuam como intermediário eficaz do compartilhamento de ensino entre professor e aluno. Algumas dessas mídias são:

. Youtube- na qual o acesso a videoaulas podem complementar e facilitar a compreensão de determinado conteúdo;

. WhatsApp- este proporciona a formação de grupos, os quais podem ser compostos por professores e alunos facilitando a troca de informações e esclarecimento de dúvidas;

. Amino (school)- apesar da pouca popularidade, neste aplicativo há espaço para aprender, se comunicar e, também, compartilhar seus conhecimentos através das opções da criação de post em blogs, quiz e matérias, além de conter outros tópicos vinculados com o entretenimento (sala de aula, chats e mural);

Jogos digitais

games_educacao

Os jogos digitais são dispositivos que além de proporcionar uma espécie de “lazer” virtual, também fazem com que o indivíduo exercite o cérebro ao desenvolver estratégias afim de solucionar os problemas propostos, pensar com agilidade desencadeando assim um tipo de raciocínio lógico. Por isso, segundo o portal da USP, os educadores tem buscado incorporar os jogos eletrônicos às salas de aulas, com o intuito de promover a construção de uma nova forma de aprender.

Alguns desses games podem ser citados como exemplos de desenvolvimento da criatividade, a memorização e o raciocínio lógico:

Angry Birds-

angry-birds

Conforme exposto no portal UOL, aprender Física pode ficar mais divertido com o jogo Angry Birds, onde saber aplicar o conceito de movimento parabólico é essencial para lançar o passarinho no alvo com precisão. O game envolve energia mecânica, energia potencial gravitacional, energia cinética, energia elástica, aceleração, velocidade, força, atrito, massa, impulso, trabalho e gravidade.

. Perguntados-

Perguntados-Gênio-Quiz-2

É um jogo no qual, como o próprio nome sugere, são realizadas perguntas sobre diversas matérias (geografia, ciências, história, artes e educação física) além de incluir também ícone ligado ao entretenimento. Pode ser jogado por duas pessoas ou em até grupo, neste último caso os participantes respondem a várias perguntas, individualmente, sobre todos os assuntos inclusos no jogo e quem obtiver o maior número de acertos e melhor aproveitamento de tempo ocupa a primeira posição do ranking e conquista “moedas” (um dos prêmios deste jogo).

Blog

crear-un-blog

O Blog é uma página criada no intuito de compartilhar pequenos artigos referentes a determinados assuntos, sempre fazendo atualização dos mesmos. Com relação a educação, ele informa e aborda de maneira mais dinâmica o conteúdo exposto, além de proporcionar a interatividade entre os membros que constituem o ambiente educacional virtual. Ademais o blog possui a opção de comentários, o que o caracteriza como um espaço aberto para discussão, aceitando críticas, elogios e sugestões.

Esta página, por exemplo, foi desenvolvida para fins avaliativos, no qual suas autoras fazem parte da educação EaD, ao mesmo tempo que elas puderam expor seus pontos de vista sobre o assunto solicitado. Nesse contexto notificamos outra característica do blog: o poder da autoria.

Cada vez mais a tecnologia está inclusa no processo de aprendizagem, nos deparamos com inúmeras experiências inovadoras. Citaremos três delas.

1. Na cidade de Nova York, localizada nos Estados Unidos, uma escola pública inova perante os padrões de ensino. Desenvolvida pelo Institute of Play, em 2009, ela utiliza jogos eletrônicos no processo de aprendizagem. Dessa forma, os estudantes possuem uma determinada autonomia, pois além de aprender jogando eles produzem seus próprios jogos.

2. O professor de biologia e geologia, José Luís Castilho, do Instituto de Educação Secundária Célia Viñas, em Almería, na Espanha, utiliza-se da plataforma Telegram para ensinar suas referidas matérias. Além dele próprio fazer uso do material desenvolvido, ele deixa o espaço em aberto para que outros educadores possam usufruir do mesmo, fazendo assim uma espécie de compartilhamento geral, tanto pra alunos quanto para outros professores.

3. Essa ideia foi de punho muito criativo, interessante e estimulador. O professor de história, Pedro Henrique de Castro, do colégio Pensi, no Rio Janeiro, resolveu utilizar uma das redes socias mais populares do mundo, o Facebook, para ensinar sua matéria. De acordo com o portal infogeekie, ele propôs aos seus alunos a tarefa de interpretar personagens do Renascimento criando perfis e publicações de acordo com o momento histórico. Com certeza os alunos se divertiram bastante ao mesmo tempo que aprenderam, pois se trata de uma ferramenta que os jovens na atualidade dominam e utilizam constantemente. Uma ideia louvável.

Referências:

 

https://agenciaedge.com.br/gerenciamento-de-crises-em-redes-sociais/

https://blog.mailrelay.com/pt/2017/08/08/dicas-para-criar-um-blog-preparado-para-email-marketing

https://brasilescola.uol.com.br/informatica/web-20.htm

http://gamereporter.uol.com.br/jogos/

https://www.genioquiz.com.br/perguntados/

info.geekie.com.br/tecnologia-em-sala-de-aula/

http://www.provir.org

https://pt.pngtree.com/freepng/education-icons_727160.html

https://www5.usp.br/94292/gamificacao-da-sala-de-aula-o-que-jogos-digitais-podem-fazer-pela-educacao/


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s